O Elume Parque Tecnológico – Centro Regional de Inovação, deve ser inaugurado ainda no primeiro trimestre deste ano, na Rua Manuel Bernardes, Bairro Itaipava, em Itajaí, segundo expectativas de sua Diretoria. A sede abrigará infraestrutura tecnológica e oferecerá um leque de serviços compartilhados para que empreendedores inovem em seus negócios. O Sinduscon integra o Conselho Deliberativo do parque através de dois representantes: os associados Wadis Dall Oglio Neto (titular) e Gustavo Felipe Bernardi (suplente).
Segundo Bernardi, que é conselheiro fiscal do Sinduscon, uma das propostas do Elume é tornar o Vale do Itajaí uma espécie de “Vale do Silício brasileiro”, em referência ao conglomerado estadunidense que concentra startups e empresas de tecnologia da informação como Apple, Facebook e Google, em São Francisco, na Califórnia. O local é conhecido como o maior polo de inovação do mundo. “O Centro de Inovação pretende atrair empresas de tecnologia e setor industrial para criar esse núcleo tecnológico na região. Dentro do Elume haverá algumas empresas guias de inovação, que concederão mentoria a startups recém-formadas. Haverá estrutura física para alavancar os processos tecnológicos desses novos negócios”, explica Bernardi.
Os projetos também receberão orientações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, a intenção é fomentar startups por meio de lei de incentivo à inovação, incluindo-a na legislação municipal de incentivos fiscais.
EMBAIXADORES
Em novembro, o Programa Regional de Inovação foi lançado em evento no Novotel. Bernardi cita que o projeto também contempla o entreposto da Zona Franca de Manaus, complexo logístico localizado no Bairro Brilhante em Itajaí. O encontro contou com a presença de autoridades, conselheiros técnicos e agentes de inovação do Elume. A marca e identidade visual do parque tecnológico também foram lançadas.
Na ocasião, foram empossados 21 ‘embaixadores de inovação’. Manuela Hermes, agente de inovação do Elume, explica que cada uma das 11 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) indicou dois representantes – com exceção de Luiz Alves, que indicou apenas um. Eles foram escolhidos entre secretários municipais de Turismo ou Desenvolvimento e servidores com interesse em inovação. “Os embaixadores passarão por uma formação aplicada pela Univali e pelo centro universitário La Salle, de Barcelona, Espanha. Durante seis meses, eles aprenderão os principais conceitos de Inovação”, conta Manuela.
Após finalizarem o curso, os embaixadores atuarão como porta-vozes do Elume em seus municípios. “Quando uma pessoa ou empresa estiver em busca de processos de inovação, deverá contatar os embaixadores, que serão capacitados para indicar as melhores soluções, seja na sede do Centro de Inovação ou por meio de parcerias construídas por essa rede”, esclarece Manuela.
ELUME
O Elume está sendo implantado por meio da prefeitura municipal e Itajaí Participações, e faz parte do Programa Catarinense de Inovação, promovido pelo Governo do Estado em parceria com entidades de todas as regiões catarinenses. Os conselheiros técnicos atuarão pelos próximos dois anos, com a função de aprovar e fiscalizar todas as ações do Elume. São 16 integrantes, de quatro esferas: poder público, instituições de ensino ligadas à inovação, entidades empresariais e sociedade civil organizada. As ações serão voltadas aos municípios que compõem a AMFRI – Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Foto: Marcos Porto
Commentaires