Crédito: F. Muhammad Pixabay

No primeiro quadrimestre deste ano, o saldo acumulado de empregos na construção civil de Itajaí alcançou a marca de 505 vagas, quando foram contratadas 1.672 pessoas e demitidas 1.167. O resultado é 158% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor apresentou saldo acumulado de 195 vagas, derivadas de 1.419 contratações e 1.224 demissões. Os dados são do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

No comparativo mês a mês, o setor começou 2021 com números positivos. Em janeiro, o saldo de empregos foi de 147 vagas, sendo esta a maior alta desde janeiro de 2020, quando o saldo acumulado de vagas chegou a 186. Fevereiro, março e abril deste ano vêm apresentando saldos positivos, com 107, 148 e 103 vagas, respectivamente.

VALORIZAÇÃO CRESCENTE

Itajaí também traz números positivos quando o assunto é variação no preço do metro quadrado residencial. Em maio, a valorização foi de 2,38%, e no acumulado do ano já soma 8,18%. A variação anual, considerando o acumulado dos últimos 12 meses, coloca Itajaí entre as três cidades brasileiras de maior variação positiva neste período, com 13,05%. Os números são do Índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tendo como base os imóveis anunciados no portal ZAP. O estudo acompanha o preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras com base em anúncios da Internet.

Para o presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, Bruno Pereira, o saldo positivo de empregos na construção civil em Itajaí demonstra o aquecimento do se-tor. “O potencial econômico que a construção civil tem no município fomenta a edificação de novos empreendimentos e, consequentemente, aumenta a oferta por empregos na área. A valorização constante do metro quadrado residencial, observada de forma contínua nos últimos dez meses, demonstra a grande procura por imóveis em Itajaí. Creditamos esta valorização a alguns fatores importantes, como o momento econômico favorável ao investimento em imóveis, à excelência dos nossos empreendimentos, e à qualidade de vida oferecida por Itajaí, o que atrai pessoas para morar e investir aqui”, finaliza o presidente.