Crédito: Gerd Altmann-Pixabay

EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES ASSINAM CONVENÇÃO COLETIVA

Após várias rodadas de negociação, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí assinou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 com o sindicato laboral de Itajaí (Siticon). A decisão abrange as empresas e trabalhadores na indústria da construção civil dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. Os salários dos trabalhadores abrangidos pela categoria receberam reajuste de 4% aplicado sobre os salários vigentes em maio desse ano. O valor da cesta básica foi reajustado e passou a R$ 150,00.

Os pisos salariais ficam da seguinte forma: Profissional R$ 1.924,00; Meio oficiais e vigias R$ 1.456,00; e Serventes e demais trabalhadores R$ 1.331,20. O trabalhador administrativo contratado na condição de auxiliar de escritório, faxineiro e outra função sem cargo de responsabilidade sobre setores, fica enquadrado no item “Servente e demais trabalhadores”. É importante frisar que os pisos estabelecidos nesta convenção representam o menor salário aos trabalhadores que exerçam carga horária de 44 horas semanais, podendo ser pagos de forma proporcional se a carga horária for inferior. O acordo foi firmado em junho e traz, em primeira cláusula, o período de vigência do CCT, de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022.