BIÊNIO 2021-2023

SINDUSCON DA FOZ DO RIO ITAJAÍ ELEGE NOVA DIRETORIA

 

Em abril, o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí elegeu sua nova Diretoria para o biênio 2021-2023. O engenheiro civil, Bruno Pereira, foi reeleito e permanece no cargo de presidente da entidade representando os empresários do setor da construção civil por mais dois anos. Atualmente, cerca de 70 empresas ligadas ao setor da construção civil integram o quadro associativo da instituição, que tem base territorial nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.

 

A eleição se deu através de voto direto, realizada na sede da entidade e também por e-mail, no qual os associados preencheram formulário com dados da empresa e do representante legal, eleitor em questão. Para os próximos dois anos, a Diretoria pretende seguir com ações que impulsionem o desenvolvimento da construção civil nos municípios-sede. “A concorrência sadia dos últimos anos tem feito com que a qualidade dos projetos e das construções evolua ano após ano, beneficiando os consumidores finais e valorizando o metro quadrado construído”, comenta Pereira.

O presidente reeleito afirma que está otimista em relação aos próximos anos. “Queremos continuar pautando nosso setor com muita ética e transparência, buscando o reconhecimento perante a sociedade da importância econômica e social da construção civil para nossa região. Também buscaremos, através das vice-presidências de Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, fortalecer a união empresarial naquela região, otimizando os processos e facilitando o dia a dia das empresas”, enfatiza.

 

GESTÃO 2018-2021

Nos três anos à frente do Sinduscon, de abril de 2018 a abril de 2021, Pereira e sua Diretoria realizaram diversas ações e tiveram sua gestão marcada pelos desafios impostos pela Covid-19. Foram anos de muito trabalho, com intensa participação nos debates acerca do desenvolvimento urbano e futuro das cidades que o Sinduscon representa. Desde março do ano passado, o foco de atuação ficou concentrado nas ações de prevenção e controle da pandemia no ambiente de trabalho do setor. Inúmeras ações foram desenvolvidas, a exemplo da mais recente campanha realizada em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Sesi Nacional, quando 1.600 adesivos para uso no capacete dos colaboradores alertando sobre os cuidados contra o vírus, bem como máscaras de proteção, foram distribuídos gratuitamente às empresas associadas.

“O trabalho desenvolvido pelo Sinduscon neste três anos de gestão foi direcionado aos associados da construção civil da nossa base territorial, objetivando, inclusive, a participação deste grupo nas reuniões, convenções coletivas e tratativas ligadas aos municípios. Das muitas conquistas obtidas neste período, duas merecem destaque, que são o aumento na participação dos empresários em diversos projetos importantes que aconteceram ao longo da gestão, e a redução da inadimplência por parte do quadro associativo, o que ajudou muito na saúde financeira do sindicato”, comenta o presidente.

 

PRINCIPAIS CONQUISTAS

 

É extensa a lista de conquistas acumuladas nos últimos anos pelos associados do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí. Foram batalhas travadas em diversas frentes, com ênfase à defesa dos interesses da classe mas com forte foco no desenvolvimento urbano das cidades de abrangência do sindicato. Também foram empreendidos esforços na modernização dos serviços oferecidos, a exemplo da reforma administrativa no Sinduscon onde todos os serviços financeiros e administrativos passaram a ser online. Confira algumas conquistas divididas por áreas de segmentação:

DESENVOLVIMENTO URBANO

 

- A entidade tem marcado presença, de forma intensa e participativa, nos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Itajaí, inclusive com a contratação de especialista para análise de possibilidades e encaminhamento aos grupos de discussão. - Participação na elaboração do plano de simplificação de aprovações de projetos que culminou com o Aprova Digital, estimulando ainda mais o crescimento da construção civil em Itajaí, reduzindo o tempo de espera de liberação das licenças, e diminuindo o tempo de espera para início da obra. - Conquistada a revogação do decreto de In-corporação do Recuo Frontal ao Passeio Público. - Defesa do Solo Criado  junto ao CMGDT (Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial).

 

 

MEIO AMBIENTE

- Participação decisiva na implantação do SinFAT (Sistema de Licenciamento Online) da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) que diminuiu o tempo de espera para obtenção da LAP (Licença Ambiental Prévia). -  Atuação firme diante de Ação Popular sobre o Rebaixamento do Lençol Freático (Subsolo), com contratação de um especialista na área ambiental e reversão de liminar desfavorável. - Mobilização e elaboração de ofício conjunto contra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Praia Brava, discordando das diretrizes apresentadas para sua criação.

 

 

TRIBUTOS

- Na área tributária, o Sinduscon lutou pela mudança na forma de cálculo do ISS devido pela construção civil, alcançando êxito em seu pleito junto ao Poder Público Municipal. - Conquista de liminar favorável em mandado de segurança coletivo que impetrou apontando incongruência na forma de recolhimento do ITBI em Itajaí.

 

 

REPRESENTATIVIDADE

- Retorno à participação do sindicato nas atividades da CDIC (Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção). - Conquista de cadeira no Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Industria da Construção.

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA BIÊNIO 2021-2023

 

Presidente: Bruno de Andrade Pereira

 

1º Vice-Presidente para Navegantes: Jamille Vargas

 

2º Vice-Presidente para Penha e Balneário Piçarras: Verner Dietterle

 

3º Vice-Presidente para assuntos Estaduais e Nacionais: Alexandre Pedro Dias

 

4º Vice-Presidente para assuntos de Marketing e Filantropia: Flávio Macedo Mussi

 

5º Vice-Presidente para assuntos trabalhistas e sindicais: Marlon Edenir Moser

 

1º Secretário: Eduardo Luis Agostini da Silva

 

2º Secretário: Fábio Luis Inthurn

 

1º Tesoureiro: Alfio Kalil Jorge Junior

 

2º Tesoureiro: Halisson Ricardo de Souza

 

1º Suplente da Diretoria: José Carlos Santos Leal

 

2º Suplente da Diretoria: Joacildo Antonio Scarton

 

3º Suplente da Diretoria: Ronaldo Vieira Sedrez

 

 

Conselho Fiscal

Efetivos:

Valter Neis

Carlos Henrique de Carvalho

Gustavo Felipe Bernardi

 

Suplentes:

Pedro Nozor Ferreira Neto

Wadis Dall Oglio Neto

Ronir Schlosser

 

Conselho de Representantes

Efetivos:

José Carlos Santos Leal

Bruno de Andrade Pereira

 

Suplentes:

Eduardo Luis Agostini da Silva

Alexandre Pedro Dias

Fonte: Informativo Construir

 
 

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


R. José Ferreira da Silva, 43 - Centro, Itajaí - SC ⁞ 88301-335 ⁞ 47 3046-6207