ELEITA NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO EM ITAJAÍ

Em audiência pública realizada no último dia 22 de abril, no auditório da prefeitura de Itajaí, foi eleita a nova composição do Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial (CMGDT) para o biênio 2021/2022. Foram eleitos os representantes das entidades profissionais e das Organizações Não-Governamentais (ONGs). A Unami (União das Associações de Moradores de Itajaí), que estava com sua Diretoria vencida, regularizou sua condição e pôde fazer as indicações para as oito cadeiras destinadas às associações de bairros, conforme prevê a legislação. Ao todo, 30 cadeiras compõem o conselho, integrado por representantes da sociedade. Os nomes já foram homologados.

O presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, engenheiro civil Bruno Pereira, estima que hajam cerca de 500 processos represados desde novembro do ano passado, quando o CMGDT teve suas atividades paralisadas. “Vamos estudar a possibilidade de reuniões extraordinárias para dar vazão a todos estes processos que são, em sua maioria, compostos por alvarás, consultas prévias, análises de projetos, entre outros. Foi uma grande perda para a economia local e para o desenvolvimento urbano este impasse que vivemos desde o final de 2020, trazendo prejuízos para a cadeia produtiva. Finalmente a situação foi encaminhada”, analisa Pereira.

Em dezembro de 2020, foi realizada audiência pública para eleição e nova composição do CMGDT para o biênio 2021/2022. Entretanto, apesar de haver associações de moradores presentes à audiência e dispostas a se candidatarem às vagas, não puderam participar do processo, pois a Unami encontrava-se com sua própria Diretoria expirada, o que inviabilizou as indicações. Em fevereiro deste ano, foi aprovado o  Projeto de Lei Ordinária nº 46/2021, de autoria do Executivo Municipal, que alterou e acrescentou novas diretrizes na Lei nº 5001/2007, a qual dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial (CMGDT) e do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) de Itajaí.

A nova redação determina, entre outros fatores, que os representantes das associações de moradores e de bairros sejam indicados pela Unami, desde que a entidade esteja devidamente constituída. Caso contrário, as associações de moradores serão escolhidas em audiência pública, sendo uma representante para cada uma das regiões da cidade. Caso as regiões não tenham associação de moradores ou não estejam regularizadas, os membros serão escolhidos por audiência pública. Como a Unami regularizou sua situaçao, pôde fazer as indicações e a audiência pública do dia 22 de abril teve por função a eleição dos representantes de entidades profissionais e ONGs. A expectativa, até o fechamento desta edição, era da nomeação dos conselheiros ser publicada até o final de abril. Após a publicação da nomeação, as atividades do conselho poderão ser restabelecidas.

COMPOSIÇÃO

A ata da audiência pública com os nomes dos novos membros que comporão o conselho foi publicada no Jornal do Município, órgão oficial do município de Itajaí, no dia 23 de abril, trazendo a seguinte composição:

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação:

Rodrigo Lamim; Ricardo Rebello da Cunha, Rafael S.S. Albuquerque; João Paulo Kowalsky; Elen Cristina Soares Neves e Carlos Roberto Rebello;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

Giovani Alberto Testoni e Edson Rodrigo Bastos;

Secretaria da Fazenda:

Celso Nunes Goulart Junior e Arnaldo Heitor Muller Neto;

Secretaria de Turismo:

Evandro Neiva Oliveira e Adriene Carletto;

Secretaria de Segurança:

Adilson Guedes da Silva e Douglas Maurício S. Costa;

Secretaria de Governo:

Fernanda Keller e Rebecca Schork Rossi;

INIS:

Felipe Ramiro P.C. Lima e Felipe Gilberto de Souza;

FGML:

Fabrício Marinho e Evelise Moraes Ribas;

SEMASA:

Rafael Xavier e Rafael Martins;

Entidades Não Governamentais:

UNAMI:

Região 1 - Praia Brava:

Daniela S. Occhialini e Rogério Montini Martins;

Região 2 - Nossa Senhora das Graças:

Fernanda Thaise Lopes e Laerte de Almeida Pelusi;

Região 3 - São Judas:

César Rodrigo Zeferino e Marcelo Lessa;

Região 4 - São João:

Carlos Alberto Clemente e Alvaro César Vanolli;

Região 5 - Dona Mariquinha:

Roberto Carlos Raimundo e Hemerson Roberto Paulo;

Região 6 - Cordeiros:

Vilso João Felizari e Manoel Maba;

Região 7 - Espinheiros:

Nilton Klabunde e Lucilene P. Almeida Klabunde

Região 8 - Limoeiro:

Josemir Perin e Diego Aparecido Amancio

Sindicato dos Trabalhadores:

Jucélio João da Silva e Renato Fernando Pereira; Osmar Altair Adriano e André Ricardo Hall;

Entidades Empresariais:

Laerson Batista da Costa e Silvana Conceição Moreira; Alfio Kalil Jorge Junior e Fabio Luis Inthurn; Flavio Macedo Mussi e Eduardo Agostini da Silva; Bruno de Andrade Pereira e Halisson Ricardo de Souza.

Entidade Profissional:

Márcio Kern Fehlauer e Renato Felipe de Souza

ONG:

Luiz Robério Fernandes Dias e Gelson Luiz Deluca

Agenda 21:

Flávia Cristina Faita Sehn e Ana Julia P. Krensiglova

Entidade Educacional:

Patrícia Trentin Colzani e Silvia Santos; Carolina Rocha Carvalho e Rubia Bernadete P. Santos