Crédito: Michael  Jarmoluk - Pixabay

NAVEGANTES REGISTRA MAIOR SALDO DE EMPREGO DOS ÚLTIMOS ANOS

 

A construção civil em Navegantes iniciou o ano com boa notícia, pois o saldo acumulado de empregos, em 2020, é o melhor no setor nos últimos cinco anos. Com 762 admissões e 627 desligamentos, a indústria da construção registrou saldo positivo de 135 vagas, quase seis vezes mais do que o total registrado em 2019, que fechou o ano com 23 postos de trabalho. Os dados são do Portal Setorial do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

 

O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, com base territorial nos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras, recebeu a notícia com entusiasmo. Reflexo deste desempenho no setor vem da taxa básica de juros da economia (Selic) se manter em 2%, desde agosto de 2020, estimulando o mercado imobiliário. Além disso, em janeiro deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica inalterada, sendo esta a quarta vez consecutiva em que a Selic foi mantida no menor patamar desde 1999, quando o País adotou o sistema de metas para a inflação, segundo o Informativo Econômico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desta forma, o Sinduscon reforça que a construção civil posiciona-se neste cenário como uma das indústrias mais fortalecidas para se investir na atual conjuntura econômica, como vem acontecendo nos últimos meses.

 

De acordo com a CBIC, “em 2020, o setor da construção gerou empregos, preservou vidas e prosseguiu com a sua atividade produtiva. Contribuíram para o [bom] desempenho fatores como a capacidade de organização (novos protocolos para preservar a saúde do trabalhador, rápida adaptação nas vendas de imóveis online), a taxa de juros em menor patamar, o novo significado da casa própria para as famílias e o incremento do financiamento imobiliário”.

 

O empresário e presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, Bruno Pereira, afirma que o saldo positivo de empregos revela o aquecimento do setor. “Nossa região tem força em diversos setores econômicos e a construção civil é um deles. Apesar da crise sanitária, conseguimos ultrapassar mais esta barreira, evitando o desemprego e a paralisação das obras. Visamos seguir com este saldo positivo em 2021, inclusive aumentar a oferta de empregos na região nos próximos meses”, comenta.

 

ADMISSÕES

Em 2020, a construção civil de Navegantes também registrou o maior volume de admissões dos últimos cinco anos. De janeiro a dezembro de 2020, total de 762 novas contratações foram registradas. Os valores variaram de 2016 até 2020, seguindo a ordem: 310 (2016), 150 (2017), 602 (2018) e 536 (2019). Fazendo um comparativo, de 2019 para 2020, houve um salto acima de 40% no volume de contratações na construção civil em Navegantes.

                               

                                                                                                                                                                      Fonte: Informativo Construir

 
 
 
 
 

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


R. José Ferreira da Silva, 43 - Centro, Itajaí - SC ⁞ 88301-335 ⁞ 47 3046-6207