TEMPO DE ESPERA SERÁ REDUZIDO

Há muito tempo a tecnologia vem melhorando a vida das pessoas de diferentes formas. E um desses avanços positivos, adotado recentemente pela administração pública de Itajaí, é a plataforma Aprova Digital. Com ela, o tempo de tramitação dos processos de licenças públicas para obras e licenças ambientais foi reduzido, pelo menos, pela metade.

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon), prevê que a novidade vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor da construção civil no município. Com a redução no tempo de espera, estima-se a redução de gastos, deslocamentos e tempo para dar início às obras. A nova ferramenta digital está disponível para cidadãos e empresas, que agora podem enviar seus projetos e requerimentos pela Internet.

Conforme o presidente do Sinduscon, Bruno Pereira, o setor recebeu com muito otimismo a novidade. “O Aprova Digital surge para estimular ainda mais o crescimento da construção civil em Itajaí. Reduzindo pela metade o tempo de espera de liberação das licenças, consequentemente encurta-se o tempo para o início da obra. Diante de um cenário de desenvolvimento, a nossa expec-tativa é que a plataforma digital agilize os trabalhos do setor. Esse novo sistema traz para Itajaí uma série de vantagens, fazendo a roda da economia girar mais rápido. Com ele, não precisamos mais ir até a prefeitura para protocolar projetos e alvarás. Os constru-tores, arquitetos e engenheiros realizam o processo diretamente de seus escritórios. Também economizamos em papel e impres-sões, além,  é claro, de termos à nossa disposição uma ferramenta segura e transparente, onde podemos acompanhar o andamento da solicitação”, avalia  Pereira.

A nova plataforma também traz transparência às análises e acelera todo o trâmite. Cada profissional ou empresa cria um login no sistema e recebe via e-mail as notificações da tramitação, como a autorização ou exigências dos processos. Para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, a conquista é relevante para a cidade, pois colabora com a construção de um município sustentável, inteligente, que caminha para a modernização administrativa em todos os seus processos. “Estamos recebendo novas empresas e investimentos que trarão transferência de tecnologia para o nosso município. Por isso, precisamos sair dos procedimentos tradicionais, arcaicos, e evoluir, buscar a facilitação e rapidez para ganharmos tempo, principalmente nesse mundo digital em que vivemos”, destaca.

O Aprova Digital tem animado os profissionais do setor da construção civil. “O principal ganho está na modernização do processo. Uma vez que ele se torna digital, a logística de documentos físicos passa a ser simplificada e reunida em uma única plataforma de registro e validação. Os documentos envolvidos nos processos podem ser anexados de qualquer lugar, o que traz agilidade, reduzindo o tempo de documentos em trânsito. Quando o processo se torna ágil e com uma velocidade maior, isso traz mais confiança e segurança para o mercado, o que pode impactar positivamente nos números da construção civil”, comenta Pedro Nozor, CEO da empresa CN.

BALANÇO

Itajaí é uma cidade que está em constante desenvolvimento, e o setor da construção civil segue na mesma direção. Conforme o diretor de Controle Urbano de Itajaí, João Paulo Kowalsky, em 2019 foram aprovados 560 alvarás de construção, que corres-pondem a 725.578,85 metros quadrados de área construída. Somente nos seis meses compreendidos entre setembro/19 e janeiro/20, foram 186 alvarás, perfazendo 205.089.71 metros quadrados. Com a implantação do novo processo, o tempo de espera para a liberação de projetos e alvarás está diminuindo. “A nossa expectativa é que edifícios maiores consigam reduzir o tempo pelo menos pela metade, e residências em 1/5 do usual”,  comenta o diretor.

Pedro Nozor e Amauri dos Anjos, da empresa CN