ITAJAÍ - De janeiro a outubro deste ano, a construção civil de Itajaí mais gerou empregos do que demitiu. Indo na contramão da crise econômica que assola o País, o setor demonstra – através dos números de empregabilidade – que está aquecido e funcionando a todo vapor.

Ao todo, foram 226 vagas resultantes de 2.381 contratações contra 2.155 demissões ao longo deste período. A maior parte do saldo ficou com as microempresas, que responderam por 76,5% das 226 vagas positivas. O balanço coloca Itajaí entre as dez cidades catarinenses com maior saldo positivo de vagas, é feito pelo Observatório da Indústria Catarinense/FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e se refere somente aos empregos formais.

Em Santa Catarina, o saldo acumulado na construção civil foi de 4.096 empregos. No período, foram contratadas 60.241 pessoas e demitidas 56.145 pessoas. O município de Navegantes, vizinho a Itajaí e dentro da base territorial do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, também está entre as cidades catarinenses que fecharam o período com saldo positivo. Entre janeiro e outubro, Navegantes contratou 532 pessoas e demitiu 399, resultando em saldo de 133 vagas. “Nossa região tem vivido um excelente momento na construção civil. Sabemos que diante de um cenário econômico controverso como este que o Brasil atravessa, só temos motivos para comemorar”, comenta o presidente do Sinduscon, Bruno de Andrade Pereira. Ele acrescenta que a qualidade dos imóveis apresentados na região tem atraído compradores interessados em morar com qualidade de vida e investidores cientes da valorização imobiliária na região.

“Somos servidos por malha rodoviária duplicada, temos portos, aeroporto, ambientes de negócios nacionais e internacionais, comércio forte e tradicional, universidade e belezas naturais que encantam os turistas. Além disso, o turismo náutico desponta em nossa região, com eventos e estrutura direcionada. Tudo isso contribui para atrair investimentos e impulsiona o mercado imobiliário”, completa. Entre os 260 municípios pesquisados pelo Observatório da FIESC, Itajaí ficou na 9ª posição em saldo positivo de vagas e Navegantes na 16ª posição.